Expansão do aeroporto de Angra dos Reis: desenvolvendo a “Cancun brasileira”
Existem áreas de resorts em todo o mundo que gostariam de dar o salto para serem de nível internacional, mas faltam-lhes as instalações aeroportuárias para o fazer.
Uma delas é Angra dos Reis, no Brasil, com as suas praias, ilhas e monumentos históricos, e um parque estatal. Fica entre as duas maiores cidades do Brasil, mas a acessibilidade não é fácil; nem sequer se encontra numa linha ferroviária de passageiros, e o transporte rodoviário é difícil.
Agora o governo atirou o seu peso para trás de um esquema de extensão do pequeno aeroporto de aviação geral, com a esperança ambiciosa de que um dia possa atrair tráfego comercial suficiente para permitir a Angra dos Reis competir com a Cancún do México nas apostas do turismo.
No entanto, existem muitos impedimentos ao longo do caminho para atingir esse objectivo.
Resumo:
- O pequeno aeroporto de Angra dos Reis entre o Rio de Janeiro e São Paulo deverá ser expandido na esperança de que a região possa rivalizar com Cancún como estância turística.
- Mas o aeroporto continuará a ser capaz de lidar apenas com pequenos aviões a hélice.
- A cidade/resort/região situa-se entre o Rio de Janeiro e São Paulo, mas não é facilmente acessível, uma vez que não existe um serviço ferroviário – real ou planeado. Mas uma ligação regular de autocarro com o aeroporto do Rio ajudaria.
- O aeroporto não faz parte do programa de concessão nacional e deverá ser desenvolvido como uma PPP, mantendo o Estado a responsabilidade pela pista de aterragem.
- Há questões ambientais a enfrentar, como sempre, mas um consultor local acredita que o projecto é viável, especialmente se o Brasil mudar a sua posição sobre o jogo.
- A costa em torno de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro é proposta como uma alternativa melhor.
Expansão de um pequeno aeroporto de aviação geral significa que pode lidar com aeronaves de tamanho ATR72
No final de Jul-2020, o Ministro das Infra-estruturas do Brasil, Tarcísio de Freitas, através do Presidente Jair Bolsonaro, anunciou que o Ministério iria lançar o processo de concurso para a expansão do Aeroporto de Angra dos Reis em Agosto-2020.
O aeroporto é operado pelo Estado do Rio de Janeiro, especificamente pela ANGRA AERO-PORTOS LTDA.
Vista aérea do aeroporto de Angra dos Reis
Sr. Freitas: “É importante promover o turismo e começar a transformar Angra na Cancún brasileira”.
O projecto inclui a expansão do avental, construção da RESA em ambas as cabeças da pista, e extensão da pista de 900m para aproximadamente 1200m. O Sr. Freitas declarou que o aeroporto teria capacidade para lidar com ATR 42 e ATR 72 (com restrições) após a conclusão do projecto.
Parece ser uma expansão bastante modesta se o objectivo for replicar Cancún, a estância turística mexicana que recebeu 6,15 milhões de visitantes internacionais em 2019 e cujo aeroporto, o 133º maior do mundo neste momento por capacidade de lugares, tratou 25,5 milhões de passageiros também nesse ano.
O último recurso, mas prejudicado pelas drogas
Cancún é o derradeiro resort, com espectaculares praias de areia branca, mar azul turquesa, actividades aquáticas e aventuras, golfe, cultura maia, cozinha internacional, instalações de spa, centros comerciais exclusivos, mercados e bares de artesanato, e discotecas com uma vida nocturna ‘incomparável’.
Cancún também lidou particularmente bem com a pandemia COVID-19, sendo o primeiro destino turístico nas Américas – e um dos primeiros no mundo – a receber a aprovação global de segurança e higiene “Safe Travels” do Conselho Mundial de Viagens e Turismo quando reabriu para negócios em 08-Jun-2020. O selo indica que o destino implementou as novas medidas de segurança para os viajantes que o WTTC reconheceu e aprovou.
Por outro lado, o resort desenvolveu uma reputação de criminalidade relacionada com a droga e, como sempre no México, as áreas menos turísticas, mais malditas, nunca estão longe.
As autoridades turísticas argumentam, no entanto, que a taxa de homicídios diminuiu, que Cancún nunca esteve nas 10 principais cidades mexicanas por assassinatos de droga, e que os turistas estão totalmente seguros desde que se mantenham dentro das praias e zonas hoteleiras e de entretenimento e não vagueiem pelo bairro.
Tudo isto é importante para Angra dos Reis, bem como para a sua expansão aeroportuária, se procura seriamente imitar Cancún, e é preciso assumir – uma vez que o Presidente Bolsonaro está envolvido – que é sério nessa aspiração.
Os dois resorts são semelhantes mas diferentes
Há semelhanças e diferenças entre Cancún e Angra dos Reis. A população da primeira é aproximadamente 700.000, e a da segunda 200.000 na região, identificando ambas como cidades de “tamanho médio”, embora em extremos opostos dessa escala.
Cancún fica em esplêndido isolamento na ponta oriental do México, no estado de Quintana Roo, 150 km através do Mar das Caraíbas, a partir de Cuba. Precisa de um aeroporto para apoiar o seu comércio turístico internacional, caso contrário, o principal mais próximo estaria a 200 km de distância; de facto, Cancún é o aeroporto ‘âncora’ dos aeroportos mexicanos operados pelo Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR), o mais agressivo dos três grupos mexicanos privatizados, que também tem interesses na Colômbia e em Porto Rico.
Localização de Angra dos Reis no Brasil, entre Rio de Janeiro e São Paulo
Sem ligação ferroviária às duas maiores cidades do Brasil, apesar de se encontrar entre elas
Angra dos Reis é bastante diferente. Localizada na costa atlântica, tal como todas as cidades turísticas do Brasil, situa-se entre o Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades.
Fica mais perto do Rio de Janeiro, na estrada 101 que percorre entre as duas cidades de forma semelhante à estrada nº 1 dos EUA, que vagueia entre São Francisco e Los Angeles. É uma estrada de via única em vez de via dupla para grande parte do seu comprimento, e com controlos de velocidade que limitam os veículos a 60 km/h.
Não existe uma linha ferroviária directa entre as duas cidades, mas uma linha de alta velocidade pode ser construída nesta década (tendo sido planeada e oferecida durante os anos 2010 para o Campeonato do Mundo de 2014) e uma linha “hyperloop” também foi sugerida, embora isso continue a ser tecnologia não comprovada.
Proposta de linha ferroviária de alta velocidade que liga o Rio de Janeiro e São Paulo
Estranhamente, Angra dos Reis não está localizada na linha ferroviária de alta velocidade proposta, que correria 25 km a norte.
Isto é estranho, porque a linha ferroviária de alta velocidade ligará não só as cidades mas também os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo) e as cidades de Campinas e Viracopos ao norte de São Paulo, que em conjunto têm outro aeroporto internacional.
Se o governo brasileiro estivesse seriamente empenhado em elevar o perfil de Angra dos Reis ao de Cancún, então seria de esperar que o incluíssem na linha férrea; a menos que houvesse também alguma forma de ligação rápida ou pessoas que se deslocassem de Barra Mansa, que nos planos actuais é apenas uma paragem do aeroporto do Galeão e duas da estação principal no centro do Rio (que é facilmente acessível a partir do outro aeroporto do Rio, o doméstico Santos Dumont).
O Rio poderia ser o aeroporto para o resort?
Poder-se-ia argumentar que o resort ainda poderia ser servido por via aérea através do Rio de Janeiro, para visitantes internacionais em particular, uma vez que o Aeroporto do Galeão fica mesmo ao lado da 101 auto-estrada, ou “Avenida Brasil” como é nessa altura. Consequentemente, um serviço de autocarros expresso frequente poderia ser suficiente, embora a viagem pudesse facilmente demorar duas horas ou mais, e muito mais durante as famosas horas de ponta da cidade.
Mas se Angra dos Reis vai ser expandida, o que é que isso significa neste momento? Que grau de escalada é necessário para a projectar numa empresa tão santa?
A resposta é: muito.
De acordo com os Perfis do Aeroporto CAPA, o Aeroporto de Angra dos Reis é “uma instalação regional que actualmente serve empresas e outros aviões de aviação geral, sem serviços comerciais. O aeroporto passou por uma actualização em 2014 para poder receber serviços comerciais. Os desenvolvimentos fizeram parte do programa de aviação regional do Governo Brasileiro”.
A natureza desse programa está a mudar à luz do esquema de concessão escalonado do governo, que introduziu em 2011 e que resultou em concessões já concedidas em alguns dos aeroportos aqui mencionados – Galeão, Guarulhos, e Campinas Viracopos, para além de outras grandes cidades e do aeroporto da capital em Brasília.
A maioria, não todas, pode ser considerada razoavelmente bem sucedida. Campinas Viracopos deve ser retribuído.
Não no programa nacional de concessão
Mas a natureza do regime de concessão mudou ultimamente, com as recentes parcelas (que agora vão até à sexta – prevista para este ano, enquanto o Brasil está a recuperar da investida do coronavírus – e sétima, em 2021) centrando-se nos aeroportos regionais mais pequenos que o governo concessionou, ou irá concessionar, em aglomerados, com um aeroporto âncora sempre que possível.
Mesmo assim, Angra dos Reis ainda não é contada entre nenhuma das parcelas; é simplesmente demasiado pequena mesmo para ser incluída num aglomerado.
Ao mesmo tempo, o papel da Infraero, o operador aeroportuário estatal que era todo-poderoso antes do início do regime de concessão, continua também a mudar. Uma Infraero emasculada foi deixada com pequenos aeroportos rurais para gerir e orientar, a fim de os preparar para a privatização.
Por exemplo, em Maio-2020 a Infraero assinou um contrato com o Governo do Guarujá, segundo o qual a Infraero administraria o Aeroporto do Guarujá durante os próximos 12 meses e, por coincidência, prepará-lo-ia para começar a receber aeronaves da classe ATR 42 e ATR 72, à semelhança do plano para Angra dos Reis mas seguido mais tarde pelo Boeing 737-700.
Será um modelo PPP com responsabilidade do lado ar que permanecerá com o Estado
De regresso a Angra dos Reis, segundo André Soutelino, consultor aeronáutico e especialista jurídico brasileiro, o aeroporto está a licitar não só uma extensão de pista mas também um complexo terminal. Será sob um modelo PPP onde o sector privado apenas gere o terminal (lado terra). As melhorias do lado ar continuarão a ser feitas pelo Estado.
Tal esquema funcionaria em paralelo com as parcelas formais de concessão governamental envolvendo aeroportos geridos pela Infraero, e também com o que os Estados individuais estão a fazer com os seus pequenos aeroportos que não eram anteriormente geridos pela Infraero (mas que são cada vez mais adquiridos pela Infraero pelas razões acima mencionadas).
Mas a ambição aqui é o que distingue Angra dos Reis. E essa ambição não será concretizada enquanto não puder receber grandes jactos de cidades internacionais e processar os passageiros directamente para um ambiente de férias seguro e de alto padrão, com todas as comodidades. Ainda há algum caminho a percorrer.
Se e quando o conseguir, então poderá começar a comparar-se com Cancún.
Questões com o ambiente e uma central nuclear ao mesmo tempo
Mas o Sr. Soutelino não acredita que Angra dos Reis será a nova Cancún.
Por um lado, há aí muitas questões ambientais. O mar e a floresta tropical estão protegidos. E é bastante próxima de uma central nuclear.
Por outro lado, existe um enorme potencial para o turismo. Com a ampliação, os voos charter serão uma realidade, mas não necessariamente operações regulares programadas. Também acredita no potencial para uma operação de hidroavião entre o Rio de Janeiro e Angra e São Paulo e Angra.
E conclui com um comentário revelador. A área pode atrair mais turistas se o Brasil permitir o jogo de azar.
Cabo Frio é um candidato melhor para ser o novo Cancun?
O Sr. Soutelino prosseguiu dizendo que no estado do Rio de Janeiro existe uma cidade que poderia ser melhor ser a “nova Cancun”. Chama-se Cabo Frio e possui praias que se diz serem superiores às de Cancun, e existe o espaço para construir infra-estruturas turísticas. Além disso, o aeroporto é internacional e a pista de 2.550m x 45m já tratou de grandes operações aeronáuticas Antonov.
De acordo com o CAPA Airport Profiles, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio serve a cidade de Cabo Frio no estado brasileiro do sudeste do Rio de Janeiro. O aeroporto opera inicialmente como uma instalação exclusivamente de carga, e a companhia petrolífera estatal Petrobras mantém um terminal dedicado no aeroporto para apoiar as suas operações na bacia de Campos. O aeroporto é de propriedade pública, mas é operado por privados.
Desde Out-2011, o aeroporto é administrado pela empresa privada Libra Aeroportos, utilizando o nome Costa do Sol Operadora Aeroportuária, como concessão da Câmara Municipal de Cabo Frio.
Uma praia de Cabo Frio