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O Setor Aeronáutico Brasileiro em um Admirável Mundo Novo – Oportunidade em Meio a Desafios (1 de 2)

Do saneamento básico à aviação, há oportunidades para todos no Brasil, mesmo com a pandemia da COVID19.

Fonte: https://airportir.com/ir-pulse/the-brazilian-aviation-sector-in-a-brave-new-world-opportunity-amid-challenges-part-1-of-2/

Por André Soutelino (São Paulo, Brasil)

Uma das canções brasileiras mais icônicas, intitulada “Samba do Avião” cantada por Tom Jobim (o mesmo compositor da “Menina de Ipanema”) menciona que Cristo, o Redentor, tem os braços abertos sobre a Baía de Guanabara. Além da bênção para a cidade do Rio de Janeiro, o Cristo também significa que o Brasil está aberto a investidores de todo o mundo.

Do saneamento básico à aviação, há oportunidades para todos no Brasil, mesmo com a pandemia da COVID19.

Primeiro, esta pandemia foi prevista pela Fundação Rockefeller e pela Global Business Network em um relatório “SCENÁRIOS PARA O FUTURO DA TECNOLOGIA E DO DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL” publicado em 2010.

Infelizmente, ninguém fez nada para prevenir ou se preparar para isso. Em um webinar promovido por uma das mais respeitáveis instituições de pesquisa econômica, o Professor Respício Antônio do Espírito Santo Jr. argumentou o seguinte ponto: por que a IATA, ACI, ICAO ou qualquer instituição privada ou autoridade pública não prestou nenhuma atenção a este estudo?

Ele também destacou que o documento apontava para uma pandemia mundial em 2012 ou 2013 e que as previsões do estudo foram realizadas apenas 6-7 anos depois. Finalmente, ele também argumentou que nenhuma instituição privada ou autoridade pública desenvolveu estratégias de combate a tal pandemia.

Quando a SRA-CoV começou, em 2002 e 2003, os aeroportos tomaram medidas imediatas para evitar a propagação desta doença. Lembro-me de trabalhar como agente aeroportuário no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG). Para cada vôo internacional, todos os passageiros eram obrigados a pisar em um tapete higienizante antes do controle da imigração, entre outras medidas. O que as autoridades públicas fizeram para evitar a propagação da COVID19 quando ela começou na China? Em grande parte nada! No Brasil, por exemplo, as autoridades públicas estavam cientes da ameaça a partir de janeiro de 2020. Durante as festividades do Carnaval (fevereiro de 2020), nenhum controle sanitário para proteger contra a COVID19 que implementamos em qualquer aeroporto brasileiro.

Como as autoridades sanitárias no mundo inteiro sabiam na época e todos nós sabemos agora, só que muito bem, a prevenção é fundamental! Sem prevenção, o caos e as dificuldades se instalaram. Apesar da persistência de uma minoria vocal de negadores da COVID19, a pandemia é uma realidade.

Durante este período da COVID19, a indústria do turismo (incluindo aviação e cruzeiro) tem sido devastada e a falta de unidade entre os países tem sido extremamente prejudicial para a indústria do turismo global. Alguns países ainda estão fechando os céus/fronteiras ou em muitos casos, exigindo quarentena na chegada/retorno. Como tal, a soberania do Estado está muitas vezes se tornando um obstáculo à Convenção de Chicago, que exige cooperação e harmonização entre as nações para desenvolver regras e procedimentos seguros e ordenados para o transporte aéreo internacional multilateral. O transporte aéreo internacional e a liberdade de circulação são amplamente considerados como um direito humano fundamental. Para restabelecer a rede internacional de transporte aéreo novamente, um protocolo universal de saúde e saneamento deve ser implementado em todo o mundo. Sem isso, a recuperação das viagens aéreas internacionais será muito lenta e esporádica. Enquanto isso, especialistas da indústria estão sugerindo que as viagens internacionais de negócios podem ver uma redução a longo prazo de 20-25% devido à aceitação generalizada das reuniões virtuais; o chamado “Efeito Zoom” (veja os comentários do Professor Respício no webinar mencionado no quarto parágrafo).

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